This article's documentation is for anything that uses the Source engine. Click here for more information.

Valve Hammer Editor (Source)

From Valve Developer Community
Jump to navigation Jump to search
English (en)Deutsch (de)Español (es)한국어 (ko)Português do Brasil (pt-br)Русский (ru)Українська (uk)Tiếng Việt (vi)中文 (zh)中文(臺灣) (zh-tw)Translate (Translate)
Pendência: Rewrite the translated version of this article
Hammer 4.0x
A tela inicial do Hammer Editor, que aparece quando é iniciado. (versão 4.0x, Source).
Imagem do Hammer 4.0x, com o mapa d1_trainstation_01 carregado.
Developer(s)
Valve Corporation
Initial release
05 de Novembro, 2004
(4.0)
Stable release
Ativamente atualizado (4.1)
Type
Map Editor
Distribution

Hammer (versão 4.0x), É o editor de mapas interno da Valve para os títulos Source, incluído no Source SDK. É uma evolução do Hammer 3.x0 a partir da engine GoldSrc. Muitos dos seus conceitos centrais, caraterísticas e elementos de interface ainda correspondem aos da versão 3.0x, assim como a teoria de mapeamento subjacente: construir mapas leakeados com brushes e compilá-los em mapas BSP.

Embora tenha sido melhorado em muitos aspectos, o seu núcleo ainda está ligado a uma arquitetura de software antiga e, sendo um produto do seu tempo, tem muitas vezes dificuldades em conceber níveis modernos e altamente detalhados.

Apesar disso, Half-Life 2 e todos os outros títulos Source foram construídos com ele. A sua relativa facilidade de entrada e a curva de aprendizagem gradual atraem os modders até aos dias de hoje. Esta versão do Hammer também continua a receber atualizações até aos dias de hoje.

Icon-Important.pngImportante:Há várias atualizações feitas pela comunidade para o Hammer (infelizmente, nenhuma é de código aberto, pois o código-fonte do Hammer nunca foi oficialmente liberado, apenas vazado ou disponível para licenciados que o mantiveram fechado).
Elas não são essenciais para a criação de mapas Source, mas incluem correções de bugs, QoL e recursos estendidos. Eles são listadas mais abaixo ↓.

Instalando e iniciando

Versões mais antigas do Hammer (para Source 2009 e anteriores) são enviadas em seus respectivos pacotes do Source SDK , e devem ser lançadas através do depreciado Launcher do Source SDK.

Desde a atualização do SteamPipe e o lançamento do Source 2013, O Hammer é frequentemente pré-instalado automaticamente com os jogos, e está disponível na pasta 🖿/bin/ de um jogo em particular (🖿Half-Life 2/bin, 🖿Portal/bin, etc). No entanto, em alguns casos, jogos entre Left 4 Dead, Portal 2, etc., ou alguns jogos Source de terceiros, suas Ferramentas de Autoria precisam ser instaladas e iniciadas para acessar o Hammer.

Algumas dessas sub-versões são intercambiáveis, como entre HL2, ambos dos seus Episódios, Portal, Counter-Strike: Source e Source 2013. Outros, como os de Portal 2 e Counter-Strike: Global Offensive, têm certas caraterísticas exclusivas (integração com a Maya para P2, ferramenta Sprinkle para CS:GO) e podem não ser totalmente compatíveis com outros títulos. Além disso, os ficheiros VMF criados em ramificações mais recentes do Hammer (como o Alien Swarm) podem falhar no Hammer feito para ramificações mais antigas (como o Source 2013) quando carregados, a não ser que tenham sido convertidos ou usando a versões feitas pela comunidade do Hammer.

Para obter mais informações sobre a configuração do Hammer para Source, consulte Seu primeiro mapa, Primeiros passos e seus artigos seguintes.

Veja também Category:Hammer para mais links para a documentação do Hammer.

Recursos e ferramentas

Em comparação com o Hammer 3.0x, os novos recursos mais notáveis incluem Deslocamentos, sistema E/S e o uso do próprio sistema de materiais do Source para renderizar texturas e modelos. Versões posteriores expandiram a interface do usuário, adicionando o navegador de partículas (desde ASW), navegador de modelos melhorado, instâncias e outras ferramentas extras.

Extensões

  • Hammer++ Hammer++ atualiza o Hammer com ferramentas adicionais e fluxo de trabalho modernizado, visualização de iluminação em tempo real no editor, física no editor e muito mais.
  • TeamSpen's Hammer Addons TeamSpen's Hammer Addons é um conjunto de aprimoramentos do FGD, recursos do editor e scripts para trabalhar com o Hammer, que não modificam diretamente o editor.
  • Slammin' Source Map Tools Slammin' Source Map Tools aborda problemas de desempenho e bugs, adiciona opções e recursos convenientes e vem com compiladores estendidos: Slammin' Compile Tools';

Recursos de desenvolvedor

Problemas comuns

See also:  Compile Errors

Sem grade (viewports pretos)

Primeiro, verifique se a grade está ativada. A tecla de atalho Shift+R controla, portanto, experimente.

Se isso não ajudou, verifique a formatação do 🖿gameinfo.txt de seu mod.

Ele precisa incluir uma chave chamada SteamAppId, e o número após ela precisa corresponder ao Steam Application ID do jogo base que você usará para iniciar o mod.

Esse problema também pode ser causado pelo uso de uma versão do Hammer diferente da versão destinada ao jogo. Para se manter seguro, certifique-se de iniciar o 🖿hammer.exe a partir da pasta 🖿/bin/ do jogo base do seu mod ou usar as Ferramentas de criação para iniciá-lo, se estiver modificando Portal 2', Left 4 Dead ou Left 4 Dead 2 ou Counter-Strike: Global Offensive.

Baixo desempenho

A falha se deve ao legado do Hammer e ao código sem manutenção. Ele terá dificuldades para exibir muitos objetos detalhados e desenhar níveis em grandes distâncias; isso é visível até mesmo com os própios níveis do Half-Life 2'. Para piorar a situação, a existência de um grande número de objetos visíveis - “independentemente” do que sejam ou de quão pouco poliméricos sejam - prejudicará o desempenho e os tempos de entrada e fará com que tudo, como selecionar, editar configurações ou mover objetos, demore mais. O Hammer++ e o Slammin' Hammer corrigem algumas dessas armadilhas de desempenho.

Icon-Bug.pngErro:Algumas placas AMD têm um bug de longa data com a ferramenta de seleção no Hammer, o que faz com que as seleções tenham uma grande penalidade de desempenho e até mesmo demorem vários segundos. Isso é atenuado em grande parte no Hammer++.  [todo tested in?]

Para contornar esse problema, mantenha a distância de renderização do modelo e dos detalhes na guia Visualização 3D das configurações, na parte inferior.

Tip.pngDica:As teclas de atalho 1 e 2 movem o plano de recorte da visualização 3D para frente e para trás - você pode usá-las para ajustá-lo rapidamente e, assim, diminuir a carga de renderização no editor

.

Certifique-se de não ter ativado acidentalmente o Radius Culling pressionando C. Essa tecla de atalho fácil de pressionar pode causar uma enorme perda de desempenho e, para piorar a situação, fazer com que o nível “não compile” até que seja desativado.

O status Radius Culling é indicado por um “R” vermelho circulado na barra de ferramentas Map Operations. Certifique-se de que ele esteja despressurizado, a menos que você realmente pretenda usá-lo.

Note.pngNota:Dependendo da versão do Hammer, o botão e o próprio recurso podem não estar presentes. Mais antigo - o pré-Steampipe - Hammer não o tinham, enquanto o Slammin Hammer e o Hammer++ o removeram.

Congelamento durante a compilação

Antes do Hammer em Left 4 Dead engine branch e posterior, que abre uma janela CMD separada, o Hammer tem sua própria janela de compilação, que pode congelar todo o programa durante a compilação.

Para contornar isso e ver o progresso da compilação, os usuários podem usar Notepad++, abrir o arquivo de registro (exemplo: d1_trainstation_01.log) e ir para Exibir > Monitoramento (tail -f) (isso impedirá que o Notepad++ edite o arquivo até que o “Monitoramento” seja desativado). Como alternativa, os usuários podem usar o Hammer++, que também abre uma janela CMD separada ao compilar mapas.

Histórico de versão

Versão Jogo/Ramificação Data de lançamento Recursos
4.0 Todos os jogos daSource 2004 5 de Novembro, 2004 Lançamento inicial do Hammer no Source SDK.

Atualizações:

  • Source Engine materials system. Os materiais criados com o sistema avançado de texturização baseado em sombreamento do Source Engine são renderizados corretamente no Hammer Editor.
  • Displacement surfaces. Uma nova classe de geometria de malha que pode ser esculpida em diferentes formas e conectada entre si para criar terrenos e outras superfícies complexas.
  • Input and Outputs entity system. As entidades usam um novo método para acionar e se conectar umas às outras, oferecendo um nível mais alto de flexibilidade e controle do que nunca.
  • Hierarchical VisGroups. Os objetos agora podem estar em vários VisGroups, e os VisGroups podem ser organizados de forma hierárquica para facilitar a seleção e a organização.
  • Entity Helpers. Novos controles de interface do usuário que tornam a edição de parâmetros em entidades como holofotes e portas mais fácil e clara.
  • Per-face Lightmap controls. A densidade do mapa de luz pode ser controlada por face para maior controle sobre o equilíbrio da qualidade visual e do desempenho de renderização.
  • Sound Browser. Navegador integrado para ouvir uma prévia dos sons disponíveis para os designers de níveis.
  • Non-modal Entity Report and Check for Problems dialogs. As caixas de diálogo agora são não modais, permitindo alterações nos controles de nível e de câmera ao mesmo tempo em que usam as informações nas caixas de diálogo.
  • Smoothing Groups. Controle por face da suavização baseada em iluminação.
  • Find and Replace. Funções de pesquisa e substituição de texto em qualquer nome de entidade, parâmetro, entrada ou saída.
  • Selection Mode toolbar. Uma nova barra de ferramentas para controlar o impacto de grupos e entidades sobre as ferramentas de seleção.
  • Overlays. Um novo tipo de entidade de textura, semelhante aos decalques, mas com um controle muito maior sobre como ela é aplicada às superfícies.
4.0 (build 2959) Source 2004 22 de Novembro, 2004 [confirmar] Versão atualizada da Source SDK 2004.
4.1 Half-Life 2: Lost Coast, Todos os jogos daSource 2006 e adiante 22 de Novembro, 2005

Atualizações:

  • HDR tools support. Os níveis de High Dynamic Range podem ser compilados e executados a partir do Hammer.
  • VGUI Model Browser. Navegador de modelos totalmente novo com controle de árvore completo e visualização 3D em tempo real da geometria do modelo, renderizado com o sistema de materiais Source.
  • Enhanced 2D and 3D Views. As visualizações 2D e 3D agora são renderizadas com um sistema de materiais de origem unificado, permitindo feedback em tempo real das transformações em todas as viewports simultaneamente e uma renderização muito mais rápida das viewports.
  • 2D model and displacement Rendering. Modelos de propulsão e renderização de geometria de deslocamento em viewports 2D.
  • Enhanced Auto Visgroups. Um número maior de categorias de Visgroups, além de uma interface aprimorada, torna os Visgroups mais eficientes.
  • Autosave feature. Cria backups automáticos e numerados de mapas, com opções para quando e onde os backups são criados.
  • Paste Special enhancements. Oferece opções para renomear objetos quando colados para evitar colisões de nomes com a correção automática de I/O de entidades.
4.1 Source 2007 10 de Outubro, 2007

Atualizações:

  • Inspecting Leaves in Hammer. Agora você pode ver as visleaves usando a opção Carregar arquivo de portal no Hammer, em vez de usar o aplicativo glview.
Pendência: Adiciona mais atualizações e alterações no Source 2007 Hammer.
  • Resizable Object Properties window. A janela Propriedades do objeto agora pode ser redimensionada e, por padrão, ela é maior e mais larga.
4.1 (build desconhecida) Left 4 Dead 25 de Junho, 2009 Lançamento inicial do Left 4 Dead Authoring Tools do Hammer.

Atualizações:

  • CMD compiling progress window. Ao compilar mapas, o Hammer abrirá uma janela CMD separada em vez de usar o próprio Hammer, evitando que ele congele todo o programa.
4.1 (build 4037) Source 2006 Entre 2009 - 2010 Última versão do antigo mecanismo do Hammer.
Pendência: Changes?
4.1 (build desconhecida) Left 4 Dead 2 Enrte 17 de Novembro, 2009 e 26 de Dezembro, 2009 Lançamento inicial do Hammer do Left 4 Dead 2 Authoring Tools.
{
Icon-silk-question.png Question: Quando o L4D2 tools foi realmente lançado?
4.1 (build 4715) Source 2007 Entre 2010 Última versão do Hammer para Source 2007.
Pendência: Changes?
4.1 (Lançamento de build desconhecido) Alien Swarm 19 de Julho, 2010 Os arquivos Valve Map Format (.vmf) criados com essa versão são incompatíveis com a versão anterior do Hammer sem algumas modificações e soluções alternativas (como o uso do Left 4 Dead Authoring Tools/Left 4 Dead 2 Authoring Tools ou a edição de arquivos VMF).

Atualizações:

  • Foi adicionada uma maneira de exportar os pincéis selecionados para o Maya.
4.1 (build desconhecida) Portal 2 6 de Maio, 2011 Lançamento inicial do Portal 2 Authoring Tools's Hammer. [confirmar]
4.1 (build desconhecida) Portal 2 12 de Maio, 2011

Correções:

  • Correção de determinadas teclas que estavam sendo ignoradas pelo Hammer ao navegar pelos modelos
4.1 (build desconhecida) Portal 2 17 de Maio, 2011

Correções:

  • Corrigida a falha que poderia ocorrer quando pincéis malformados eram salvos em um mapa e depois reabertos no Hammer.
  • O Hammer agora salvará corretamente os mapas após detectar e corrigir pincéis malformados. Corrige o erro “Permissão negada” que alguns usuários estavam enfrentando.
  • Removida a opção “Lighting Preview”, pois ela não é suportada no momento.
4.1 (build desconhecida) Portal 2 20 de Maio, 2011

Correções:

  • Correção do fato de o Hammer deixar de responder após iniciar um mapa
4.1 (build desconhecida) Portal 2 26 de Maio, 2011 para 21 de Maio, 2012 Desconhecido
4.1 (build 5439) Source 2009 (Half-Life 2, Portal) Entre 2011 - 2012 [confirmar] Última versão do Hammer for Source 2009.
Pendência: Changes?
4.1 (build 5476) Postal III Build dated 2011 - 2012 [confirmar]
13 de Dezembro, 2013 (leak)
Vazado Portal III SDK
Pendência: Changes?
4.1 (BETA, build desconhecida) Counter-Strike: Global Offensive 5 de Maio, 2012 (ou antes) [confirmar] Lançamento inicial do Hammer do Counter-Strike: Global Offensive Authoring Tools
4.1 (lançamento de build desconhecida) Counter-Strike: Global Offensive 21 de Agosto, 2012 Versão de lançamento do Hammer do Counter-Strike: Global Offensive Authoring Tools
4.1 (build 5845) Source Multiplayer (Counter-Strike: Source, Team Fortress 2, etc.) Final de 2012 [confirmar] Última versão do Hammer para Source MP.
Pendência: Changes?
4.1 (build 8678) Alien Swarm 24 de Setembro, 2020 Versão mais recente do Alien Swarm.
4.1 (build 9008) Source 2013 2 de Julho, 2021 Versão mais recente para Day of Defeat: Source, Half-Life 2: Deathmatch e Source SDK Base 2013 - Multiplayer.
4.1 (build 9092) Team Fortress 2 16 de Setembro, 2021 Desconhecido.
4.1 (build 9109) Team Fortress 2 5 de Outubro, 2021 Desconhecido.
4.1 (build 9122) Counter-Strike: Global Offensive 29 de Outubro, 2023 [confirmar] Versão mais recente[confirmar] para Counter-Strike: Global Offensive.
4.1 (build 9464) Team Fortress 2 26 de Setembro, 2022 Desconhecido.
4.1 (build 9520) Half-Life 2 17 de Novembro, 2023 Versão mais recente para Source 2013 (no translation Half-Life 2).
4.1 (build 9540) Team Fortress 2 8 de Dezembro, 2022 Desconhecido.
4.1 (build 10038) Team Fortress 2 18 de Abril, 2024 Adicionada uma versão dedicada de 64 bits.
4.1 (build 10042) Team Fortress 2 22 de Abril, 2024 Versão mais recente para Team Fortress 2 Team Fortress 2.
Pendência: Atualizações adicionais, como instâncias em Left 4 Dead e padrões de spray de modelo em Counter-Strike: Global Offensive? Além disso, o martelo de Portal 2 tem uma opção para ativar a “Camera DotA”.

Source FGDs

Note.pngNota:A maioria dos jogos vem com seu próprio FGD.

Veja também

Links externos