Pendência: Rewrite the translated version of this article
Developer(s)
Valve Corporation
Initial release
05 de Novembro, 2004
(4.0)
Stable release
Ativamente atualizado (4.1)
Hammer (versão 4.0x), É o editor de mapas interno da Valve para os títulos Source, incluído no Source SDK. É uma evolução do Hammer 3.x0 a partir da engine GoldSrc. Muitos dos seus conceitos centrais, caraterísticas e elementos de interface ainda correspondem aos da versão 3.0x, assim como a teoria de mapeamento subjacente: construir mapas leakeados com brushes e compilá-los em mapas BSP.
Embora tenha sido melhorado em muitos aspectos, o seu núcleo ainda está ligado a uma arquitetura de software antiga e, sendo um produto do seu tempo, tem muitas vezes dificuldades em conceber níveis modernos e altamente detalhados.
Apesar disso, Half-Life 2 e todos os outros títulos Source foram construídos com ele. A sua relativa facilidade de entrada e a curva de aprendizagem gradual atraem os modders até aos dias de hoje. Esta versão do Hammer também continua a receber atualizações até aos dias de hoje.
Importante:Há várias atualizações feitas pela comunidade para o Hammer (infelizmente, nenhuma é de código aberto, pois o código-fonte do Hammer nunca foi oficialmente liberado, apenas vazado ou disponível para licenciados que o mantiveram fechado).
Elas não são essenciais para a criação de mapas Source, mas incluem correções de bugs, QoL e recursos estendidos. Eles são listadas mais abaixo ↓.
Instalando e iniciando
Versões mais antigas do Hammer (para Source 2009 e anteriores) são enviadas em seus respectivos pacotes do Source SDK , e devem ser lançadas através do depreciado Launcher do Source SDK.
Desde a atualização do SteamPipe e o lançamento do Source 2013, O Hammer é frequentemente pré-instalado automaticamente com os jogos, e está disponível na pasta 
/bin/
de um jogo em particular (
Half-Life 2/bin
, 
Portal/bin
, etc). No entanto, em alguns casos, jogos entre Left 4 Dead, Portal 2, etc., ou alguns jogos Source de terceiros, suas Ferramentas de Autoria precisam ser instaladas e iniciadas para acessar o Hammer.
Algumas dessas sub-versões são intercambiáveis, como entre HL2, ambos dos seus Episódios, Portal, Counter-Strike: Source e Source 2013. Outros, como os de Portal 2 e Counter-Strike: Global Offensive, têm certas caraterísticas exclusivas (integração com a Maya para P2, ferramenta Sprinkle para CS:GO) e podem não ser totalmente compatíveis com outros títulos. Além disso, os ficheiros VMF criados em ramificações mais recentes do Hammer (como o Alien Swarm) podem falhar no Hammer feito para ramificações mais antigas (como o Source 2013) quando carregados, a não ser que tenham sido convertidos ou usando a versões feitas pela comunidade do Hammer.
Para obter mais informações sobre a configuração do Hammer para Source, consulte Seu primeiro mapa, Primeiros passos e seus artigos seguintes.
Veja também Category:Hammer para mais links para a documentação do Hammer.
Recursos e ferramentas
Em comparação com o Hammer 3.0x, os novos recursos mais notáveis incluem Deslocamentos, sistema E/S e o uso do próprio sistema de materiais do Source para renderizar texturas e modelos. Versões posteriores expandiram a interface do usuário, adicionando o navegador de partículas (desde ASW), navegador de modelos melhorado, instâncias e outras ferramentas extras.
Extensões
Hammer++ atualiza o Hammer com ferramentas adicionais e fluxo de trabalho modernizado, visualização de iluminação em tempo real no editor, física no editor e muito mais.
TeamSpen's Hammer Addons é um conjunto de aprimoramentos do FGD, recursos do editor e scripts para trabalhar com o Hammer, que não modificam diretamente o editor.
Slammin' Source Map Tools aborda problemas de desempenho e bugs, adiciona opções e recursos convenientes e vem com compiladores estendidos: Slammin' Compile Tools';
Recursos de desenvolvedor
Problemas comuns
Sem grade (viewports pretos)
Primeiro, verifique se a grade está ativada. A tecla de atalho ⇧ Shift+R controla, portanto, experimente.
Se isso não ajudou, verifique a formatação do 
gameinfo.txt
de seu mod.
Ele precisa incluir uma chave chamada SteamAppId, e o número após ela precisa corresponder ao Steam Application ID do jogo base que você usará para iniciar o mod.
Esse problema também pode ser causado pelo uso de uma versão do Hammer diferente da versão destinada ao jogo. Para se manter seguro, certifique-se de iniciar o 
hammer.exe
a partir da pasta 
/bin/
do jogo base do seu mod ou usar as Ferramentas de criação para iniciá-lo, se estiver modificando Portal 2', Left 4 Dead ou Left 4 Dead 2 ou Counter-Strike: Global Offensive.
Baixo desempenho
A falha se deve ao legado do Hammer e ao código sem manutenção. Ele terá dificuldades para exibir muitos objetos detalhados e desenhar níveis em grandes distâncias; isso é visível até mesmo com os própios níveis do Half-Life 2'. Para piorar a situação, a existência de um grande número de objetos visíveis - “independentemente” do que sejam ou de quão pouco poliméricos sejam - prejudicará o desempenho e os tempos de entrada e fará com que tudo, como selecionar, editar configurações ou mover objetos, demore mais. O Hammer++ e o Slammin' Hammer corrigem algumas dessas armadilhas de desempenho.
Erro:Algumas placas AMD têm um bug de longa data com a ferramenta de seleção no Hammer, o que faz com que as seleções tenham uma grande penalidade de desempenho e até mesmo demorem vários segundos. Isso é atenuado em grande parte no Hammer++. [todo tested in ?]
Para contornar esse problema, mantenha a distância de renderização do modelo e dos detalhes na guia Visualização 3D das configurações, na parte inferior.
Dica:As teclas de atalho 1 e 2 movem o plano de recorte da visualização 3D para frente e para trás - você pode usá-las para ajustá-lo rapidamente e, assim, diminuir a carga de renderização no editor.
Certifique-se de não ter ativado acidentalmente o Radius Culling pressionando C. Essa tecla de atalho fácil de pressionar pode causar uma enorme perda de desempenho e, para piorar a situação, fazer com que o nível “não compile” até que seja desativado.
O status Radius Culling é indicado por um “R” vermelho circulado na barra de ferramentas Map Operations. Certifique-se de que ele esteja despressurizado, a menos que você realmente pretenda usá-lo.
Nota:Dependendo da versão do Hammer, o botão e o próprio recurso podem não estar presentes. Mais antigo - o pré-Steampipe - Hammer não o tinham, enquanto o Slammin Hammer e o Hammer++ o removeram.
Congelamento durante a compilação
Antes do Hammer em Left 4 Dead engine branch e posterior, que abre uma janela CMD separada, o Hammer tem sua própria janela de compilação, que pode congelar todo o programa durante a compilação.
Para contornar isso e ver o progresso da compilação, os usuários podem usar Notepad++, abrir o arquivo de registro (exemplo: d1_trainstation_01.log) e ir para Exibir > Monitoramento (tail -f) (isso impedirá que o Notepad++ edite o arquivo até que o “Monitoramento” seja desativado). Como alternativa, os usuários podem usar o Hammer++, que também abre uma janela CMD separada ao compilar mapas.
Histórico de versão
Versão
|
Jogo/Ramificação
|
Data de lançamento
|
ExpandRecursos
|
4.0
|
Todos os jogos daSource 2004
|
5 de Novembro, 2004
|
Lançamento inicial do Hammer no Source SDK.
Atualizações:
- Source Engine materials system. Os materiais criados com o sistema avançado de texturização baseado em sombreamento do Source Engine são renderizados corretamente no Hammer Editor.
- Displacement surfaces. Uma nova classe de geometria de malha que pode ser esculpida em diferentes formas e conectada entre si para criar terrenos e outras superfícies complexas.
- Input and Outputs entity system. As entidades usam um novo método para acionar e se conectar umas às outras, oferecendo um nível mais alto de flexibilidade e controle do que nunca.
- Hierarchical VisGroups. Os objetos agora podem estar em vários VisGroups, e os VisGroups podem ser organizados de forma hierárquica para facilitar a seleção e a organização.
- Entity Helpers. Novos controles de interface do usuário que tornam a edição de parâmetros em entidades como holofotes e portas mais fácil e clara.
- Per-face Lightmap controls. A densidade do mapa de luz pode ser controlada por face para maior controle sobre o equilíbrio da qualidade visual e do desempenho de renderização.
- Sound Browser. Navegador integrado para ouvir uma prévia dos sons disponíveis para os designers de níveis.
- Non-modal Entity Report and Check for Problems dialogs. As caixas de diálogo agora são não modais, permitindo alterações nos controles de nível e de câmera ao mesmo tempo em que usam as informações nas caixas de diálogo.
- Smoothing Groups. Controle por face da suavização baseada em iluminação.
- Find and Replace. Funções de pesquisa e substituição de texto em qualquer nome de entidade, parâmetro, entrada ou saída.
- Selection Mode toolbar. Uma nova barra de ferramentas para controlar o impacto de grupos e entidades sobre as ferramentas de seleção.
- Overlays. Um novo tipo de entidade de textura, semelhante aos decalques, mas com um controle muito maior sobre como ela é aplicada às superfícies.
|
4.0 (build 2959)
|
Source 2004
|
22 de Novembro, 2004 [confirmar]
|
Versão atualizada da Source SDK 2004.
|
4.1
|
Half-Life 2: Lost Coast, Todos os jogos daSource 2006 e adiante
|
22 de Novembro, 2005
|
Atualizações:
- HDR tools support. Os níveis de High Dynamic Range podem ser compilados e executados a partir do Hammer.
- VGUI Model Browser. Navegador de modelos totalmente novo com controle de árvore completo e visualização 3D em tempo real da geometria do modelo, renderizado com o sistema de materiais Source.
- Enhanced 2D and 3D Views. As visualizações 2D e 3D agora são renderizadas com um sistema de materiais de origem unificado, permitindo feedback em tempo real das transformações em todas as viewports simultaneamente e uma renderização muito mais rápida das viewports.
- 2D model and displacement Rendering. Modelos de propulsão e renderização de geometria de deslocamento em viewports 2D.
- Enhanced Auto Visgroups. Um número maior de categorias de Visgroups, além de uma interface aprimorada, torna os Visgroups mais eficientes.
- Autosave feature. Cria backups automáticos e numerados de mapas, com opções para quando e onde os backups são criados.
- Paste Special enhancements. Oferece opções para renomear objetos quando colados para evitar colisões de nomes com a correção automática de I/O de entidades.
|
4.1
|
Source 2007
|
10 de Outubro, 2007
|
Atualizações:
- Inspecting Leaves in Hammer. Agora você pode ver as visleaves usando a opção Carregar arquivo de portal no Hammer, em vez de usar o aplicativo glview.
Pendência: Adiciona mais atualizações e alterações no Source 2007 Hammer.
- Resizable Object Properties window. A janela Propriedades do objeto agora pode ser redimensionada e, por padrão, ela é maior e mais larga.
|
4.1 (build desconhecida)
|
Left 4 Dead
|
25 de Junho, 2009
|
Lançamento inicial do Left 4 Dead Authoring Tools do Hammer.
Atualizações:
- CMD compiling progress window. Ao compilar mapas, o Hammer abrirá uma janela CMD separada em vez de usar o próprio Hammer, evitando que ele congele todo o programa.
|
4.1 (build 4037)
|
Source 2006
|
Entre 2009 - 2010
|
Última versão do antigo mecanismo do Hammer.
Pendência: Changes?
|
4.1 (build desconhecida)
|
Left 4 Dead 2
|
Enrte 17 de Novembro, 2009 e 26 de Dezembro, 2009
|
Lançamento inicial do Hammer do Left 4 Dead 2 Authoring Tools. { Question: Quando o L4D2 tools foi realmente lançado?
|
4.1 (build 4715)
|
Source 2007
|
Entre 2010
|
Última versão do Hammer para Source 2007.
Pendência: Changes?
|
4.1 (Lançamento de build desconhecido)
|
Alien Swarm
|
19 de Julho, 2010
|
Os arquivos Valve Map Format (.vmf) criados com essa versão são incompatíveis com a versão anterior do Hammer sem algumas modificações e soluções alternativas (como o uso do Left 4 Dead Authoring Tools/Left 4 Dead 2 Authoring Tools ou a edição de arquivos VMF).
Atualizações:
- Foi adicionada uma maneira de exportar os pincéis selecionados para o Maya.
|
4.1 (build desconhecida)
|
Portal 2
|
6 de Maio, 2011
|
Lançamento inicial do Portal 2 Authoring Tools's Hammer. [confirmar]
|
4.1 (build desconhecida)
|
Portal 2
|
12 de Maio, 2011
|
Correções:
- Correção de determinadas teclas que estavam sendo ignoradas pelo Hammer ao navegar pelos modelos
|
4.1 (build desconhecida)
|
Portal 2
|
17 de Maio, 2011
|
Correções:
- Corrigida a falha que poderia ocorrer quando pincéis malformados eram salvos em um mapa e depois reabertos no Hammer.
- O Hammer agora salvará corretamente os mapas após detectar e corrigir pincéis malformados. Corrige o erro “Permissão negada” que alguns usuários estavam enfrentando.
- Removida a opção “Lighting Preview”, pois ela não é suportada no momento.
|
4.1 (build desconhecida)
|
Portal 2
|
20 de Maio, 2011
|
Correções:
- Correção do fato de o Hammer deixar de responder após iniciar um mapa
|
4.1 (build desconhecida)
|
Portal 2
|
26 de Maio, 2011 para 21 de Maio, 2012
|
Desconhecido
|
4.1 (build 5439)
|
Source 2009 (Half-Life 2, Portal)
|
Entre 2011 - 2012 [confirmar]
|
Última versão do Hammer for Source 2009.
Pendência: Changes?
|
4.1 (build 5476)
|
Postal III
|
Build dated 2011 - 2012 [confirmar] 13 de Dezembro, 2013 (leak)
|
Vazado Portal III SDK
Pendência: Changes?
|
4.1 (BETA, build desconhecida)
|
Counter-Strike: Global Offensive
|
5 de Maio, 2012 (ou antes) [confirmar]
|
Lançamento inicial do Hammer do Counter-Strike: Global Offensive Authoring Tools
|
4.1 (lançamento de build desconhecida)
|
Counter-Strike: Global Offensive
|
21 de Agosto, 2012
|
Versão de lançamento do Hammer do Counter-Strike: Global Offensive Authoring Tools
|
4.1 (build 5845)
|
Source Multiplayer (Counter-Strike: Source, Team Fortress 2, etc.)
|
Final de 2012 [confirmar]
|
Última versão do Hammer para Source MP.
Pendência: Changes?
|
4.1 (build 8678)
|
Alien Swarm
|
24 de Setembro, 2020
|
Versão mais recente do Alien Swarm.
|
4.1 (build 9008)
|
Source 2013
|
2 de Julho, 2021
|
Versão mais recente para Day of Defeat: Source, Half-Life 2: Deathmatch e Source SDK Base 2013 - Multiplayer.
|
4.1 (build 9092)
|
Team Fortress 2
|
16 de Setembro, 2021
|
Desconhecido.
|
4.1 (build 9109)
|
Team Fortress 2
|
5 de Outubro, 2021
|
Desconhecido.
|
4.1 (build 9122)
|
Counter-Strike: Global Offensive
|
29 de Outubro, 2023 [confirmar]
|
Versão mais recente[confirmar] para Counter-Strike: Global Offensive.
|
4.1 (build 9464)
|
Team Fortress 2
|
26 de Setembro, 2022
|
Desconhecido.
|
4.1 (build 9520)
|
Half-Life 2
|
17 de Novembro, 2023
|
Versão mais recente para Source 2013 (apenas em ).
|
4.1 (build 9540)
|
Team Fortress 2
|
8 de Dezembro, 2022
|
Desconhecido.
|
4.1 (build 10038)
|
Team Fortress 2
|
18 de Abril, 2024
|
Adicionada uma versão dedicada de 64 bits.
|
4.1 (build 10042)
|
Team Fortress 2
|
22 de Abril, 2024
|
Versão mais recente para Team Fortress 2.
|
Pendência: Atualizações adicionais, como instâncias em Left 4 Dead e padrões de spray de modelo em Counter-Strike: Global Offensive? Além disso, o martelo de Portal 2 tem uma opção para ativar a “Camera DotA”.
FGDs
Nota:A maioria dos jogos vem com seu próprio FGD.
Veja também
Links externos
|
---|
| Map editors | |
---|
| Map compilers | |
---|
| Map tools | |
---|
| Model compilers | |
---|
| Model tools | |
---|
| Texture tools | |
---|
| Sound tools | |
---|
| Engine tools | |
---|
| Other | |
---|
|