SteamPipe

From Valve Developer Community
Jump to: navigation, search
English Español Nederlands Polski 简体中文

O SteamPipe é o novo sistema de distribuição de conteúdo do Steam. Isso muda a forma como os jogos (incluindo servidores dedicados) são baixados, atualizados e armazenados. Mais informações podem ser encontradas na página de suporte do Steam.

Benefícios

Jogadores

Os benefícios para os jogadores são:

  • Downloads mais rápidos e mais suaves
  • Inicalização dos jogos e mapas mais rápidos
  • Distribuição, instalação e gerenciamento mais fáceis de mods
  • Distribuição mais uniforme do servidor dedicado e substituição de atualização

Administradores de Servidores

Em vez de um protocolo de entrega proprietário, o SteamPipe usa HTTP, que permite que os datacenters que hospedam vários servidores configurem um proxy HTTP de cache, necessitando apenas de um único download de uma atualização dos servidores da Valve.

Desenvolvedores de jogos

Desenvolvedores de jogos usando o SteamPipe podem emitir atualizações por conta própria; o sistema anterior exigia intervenção manual da Valve quando uma atualização era para ser publicada.

LAN Caching

Como o SteamPipe agora usa HTTP, ele permite que não apenas os datacenters que hospedam vários servidores configurem um cachemas são muito úteis para as LAN's. A configuração de um proxy de armazenamento em cache pode reduzir significativamente a quantidade de largura de banda necessária para que vários clientes ou servidores executem atualizações.

LANcache – Dynamically Caching Game Installs at LAN’s using Nginx é um exemplo de como configurar proxy de cache para SteamPipe como usado no Multiplay's Insomnia Gaming Festival. O steam-squid é uma imagem do Docker que contém uma versão otimizada do Steam do proxy de cache do Squid para facilitar a instalação

Desvantagens

Jogadores

A única desvantagem real da atualização do Steampipe é que muitos dos mods Half-Life e Half-Life 2 estão quebrados, e muitos que não deram o salto para a atualização.

Felizmente, existem correções conhecidas para muitos mods do Half-Life 2. Essas correções podem ser encontradas aqui.

Desenvolvedores

O Iniciador do Source SDK não funciona mais. Ferramentas para jogos que costumavam estar no Source SDK Launcher agora devem ser lançadas indo em " C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\[game name]\bin " Exemplo: C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Half Life 2\bin

Alterações

  • Downloads são realizados usando HTTP em vez de um protocolo proprietário.
  • Os arquivos de dados não são mais colocados nos GCFs mas diretamente no sistema de arquivos.
    • Para neutralizar os problemas de desempenho com o acesso a muitos arquivos minúsculos (a razão pela qual os GCFs foram usados ​​em primeiro lugar), os jogos Source distribuídos através do SteamPipe armazenam seus ativos nos arquivos VPK.
  • Os dados gerados antes/durante o jogo não são mais armazenados em subdiretórios específicos de usuários do SteamApps; em vez disso, a subpasta common é usada.
  • Os servidores dedicados não são mais atualizados usando o HLDSUpdateTool (conhecido como steam no Linux) mas usando o SteamCMD (uma versão simplificada do cliente Steam completo).

Veja também