Meu Primeiro Mod

From Valve Developer Community
Jump to: navigation, search
English Deutsch Español Polski Português Русский

Introdução

Este tutorial irá mostrar a você como criar, instalar e compilar o seu primeiro MOD de Half-Life 2. Neste MOD iremos alterar a velocidade em que o míssil trafega pelo mundo.

Criando o projeto do MOD

Para este tutorial chamaremos nosso primeiro MOD de "MyMod". Quando você fizer seu próprio MOD este nome pode ser o que você quiser (exemplo: "QuickMod", "TreasureTroll" etc.)

Por favor note que para conseguir o último código fonte você deve atualizar o conteúdo da SDK.

Para criar o projeto:

  1. Abra a aplicação Source SDK pelo menu Tools do Steam.
  2. Abra o Create a Mod do menu Utilities.
  3. Selecione Modify Half-Life 2 Single Player ou Modify Half-Life 2 Multiplayer.
  4. Especifique aonde você quer que fique o conteúdo do MOD. (exemplo: C:\MyMod).
  5. Coloque o nome do MOD. Nesse exemplo, iremos utilizar "MyMod".
  6. O Vista pode requirir alguns passos a mais dependendo da sua configuração de segurança. (Veja alguns problemas conhecidos abaixo)

Então o Steam irá copiar todos os arquivos para o diretório que você escolheu. Agora você possui uma cópia do código fonte do Half-Life 2 que você pode modificar.

Abrindo o projeto do MOD

  1. Inicialize sua cópia do Microsoft Visual Studio, o código foi originalmente desenhado para trabalhar com o Visual Studio 2003 mas também pode ser utilizado em outras versões. Para guias sobre isso veja: Compilando no VS2002; Compilando no VS2005; Compilando no VS2008
  2. Selecione File->Open Solution do menu e abra o Game_HL2-2003.sln ou Game_HL2-2005.sln, os projetos estão localizados no diretório src do seu MOD. Selecione de acordo com sua versão do Microsoft Visual Studio. Note que a parte "HL2" do nome corresponde a seleção que você fez na criação do projeto. Se você selecionou Create Mod from Scratch, "Scratch" irá aparecer em vez de "HL2".

Alterando a velocidade do míssil

Se você estiver utilizando o Half-Life 2 Single Player, abra o arquivo hl2_dll/weapon_rpg.cpp. Do contrário abra o hl2mp_dll/weapon_rpg.cpp.

Nota: Se você não estiver conseguindo achar o arquivo, tente localiza-lô no "server_hl2 -> Source Files -> HL2 DLL" no "Solution Explorer" do "Microsoft Visual Studio".

No topo do arquivo, ache a linha:

#define RPG_SPEED 1500

Troque para:

#define RPG_SPEED 400

Trocando este número, informamos o míssil para viajar a 400 unidades por segundo (33 pés por segundo, ou 10 metros por segundo). Antigamente o míssil viajava a 1500 unidades por segundo (125 pés/s, 38 metros/s). A diferença na velocidade poderá ser observada claramente quando compilarmos e rodarmos o MOD.

Arrumando a Active Configuration

Precisamos colocar nossa active configuration para "Release HL2".

Para fazer isto:

  1. Selecione Build->Configuration Manager.
  2. Troque o Active Solution Configuration drop-down list para "Release HL2"
  3. Selecione Close.

Para usuários do Visual Studio 2005:

  1. Selecione Project -> Properties (última entrada no menu)
  2. Aperte Configuration Manager (botão superior direito)
  3. Troque o Active Solution Configuration drop-down list para "Release".

Compilando o projeto

Agora estamos prontos para compilar o projeto. Selecione Build->Build Solution para começar. Quando a compilação estiver terminado, os arquivos Server.dll e Client.dll serão criados (ou modificados) na pasta MyMod/bin. Estes são as DLL's feitas para nosso MOD e serão uma parte que serão distribuídas para o usuário final.

Rodando o MOD

Agora antes de você rodar é importante verificar se você tem algo para rodar. Por default, novos MOD's irão utilizar a AppID 215. É a ID do Source SDK Base. Isto não é uma coisa ruim; de fato, é a melhor versão da engine disponível. O único problema é que não há conteúdo específico de jogos. Recursos globais como texturas e modelos disponíveis para todos os jogos irão estar presentes, porém, mapas não. Você pode trocar a AppID para usar uma game engine diferente ou copiar o conteúdo de outro jogo. O GCFScape pode ajudar você a copiar conteúdo de outros jogos em seu MOD, porém o mesmo não poderá ser legalmente distribuído junto ao seu MOD. Outro jeito é trocando o valor para 220 (Single Player) ou 320 (Multi Player) no arquivo .../steamapps/SourceMods/MyMod/gameinfo.txt, porém é recomendado alterar para 215 depois.

No diretório aonde você criou seu MOD, terá um arquivo batch chamado run_mod.bat. Não use o arquivo bat para rodar o seu MOD, devido a ele não ser atualizado para o Source SDK Base. O melhor jeito de iniciar o seu MOD é reniciar o Steam e carrega-lô pela sua lista de jogos.

Agora que há conteúdo para carregar, inicialize o jogo. Quando a engine terminar de ser carregada, você seja levado a tela de título. Se você foi alertado sobre algum conteúdo faltando, como o maplist.txt, apenas ignore.

Em "Options", "Keyboard", e "Advanced", ative o Developer Console. Pressione o apóstrofo (') para ativar o Developer Console. Este console irá prover a você inúmeras ferramentas para ajudar a você criar conteúdo para a Source Engine.

Nenhum mapa é provido com o seu mod Single Player, então copie um mapa do Half-Life 2 com o GCFScape para o diretório /maps/ de seu MOD. Carregue o mapa digitando "map <name>" no console, então digite "impulse 101" para receber algumas armas.


Note:Habilite as trapaças no jogo escrevendo "sv_cheats 1" no console (') para o comando "impulse 101" funcionar.

Selecione e atire com o RPG para visualizar as modificações que você fez.

Você construiu seu primeiro MOD

Agora você configurou e compilou seu primeiro MOD.